CPA: VOCÊ SABE O QUE ESTA SIGLA SIGNIFICA PARA A UNISE?


Provavelmente você já viu algumas ações da CPA na UNISE, mas você sabe ao que essa sigla se refere?


Nesta publicação do Blog UNISE, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a CPA – uma importante Comissão de nossa Instituição.


CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO



Porque uma Comissão para avaliar a instituição?


Buscando a melhoria contínua dos processos institucionais em todas as suas esferas, a CPA apresenta-se como uma Comissão para avaliação, análise e aprimoramento da UNISE.


A CPA UNISE embasa sua avaliação no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), tendo como objetivo principal coletar informações sobre o desempenho da instituição, proporcionando o aprimoramento das políticas institucionais, além de expandir as vias de comunicação com a sociedade, reforçando sua responsabilidade social.



Como funciona? Quem participa?


Na CPA contamos com: coordenação, representante técnico administrativo, representantes do corpo docente e discente e representante da comunidade externa. Estes membros acompanham todas as ações da CPA: Campanhas de sensibilização, aplicação da Avaliação institucional, atualização dos formulários, apresentação/análise dos resultados, propostas de metas e ações decorrentes da avaliação institucional.


A avaliação conta com a participação de todos os envolvidos na UNISE: professores, estudantes, coordenadores, funcionários técnico-administrativos e a comunidade externa.


Os formulários semestrais avaliam: a visão dos discentes em relação ao desempenho docente e a instituição de ensino; a visão dos docentes e técnico-administrativos em relação a instituição.


Sempre que precisarem, os estudantes, professores e comunidade podem entrar em contato com a CPA por meio do e-mail: cpa@unise.edu.br



Minhas respostas são acessadas?


Todo o processo é sigiloso, portanto, o sistema não permite que tenhamos acesso a resposta de cada pessoa. Temos acesso apenas aos dados gerais e se você realizou ou não a avaliação.


No caso dos docentes, conseguimos acessar um relatório com todas as respostas dos discentes, mas não de forma individual.


Então, fiquem tranquilos! Todo o processo mantém sigilo e você pode manifestar sua opinião de forma segura e, claro, sempre com muito cuidado e respeito.



Como eu posso auxiliar para que a CPA continue trabalhando efetivamente?


Sua participação na avalição institucional é essencial para que a CPA receba os dados, analise e possa propor melhorias na instituição, além de comunicar-se com outras instâncias da UNISE: Reitoria; Coordenações; CAD – Coordenação de Apoio ao Discente; CODEP – Coordenação de Desenvolvimento Profissional; NAI – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.


Contamos também com sua sensibilização para que mais pessoas participem e façam propostas para melhorarmos cada vez mais como instituição, em consonância com a missão, visão e valores.


Missão: Contribuir com a Educação no Brasil atuando de modo inovador na formação de profissionais empreendedores, com autonomia intelectual e conhecimento técnico de suas profissões, preparados para atender as demandas do mercado de trabalho com ética e responsabilidade.


Visão: Consolidar-se como uma referência nacional buscando continuamente a melhoria da qualidade dos cursos, a autonomia financeira e o reconhecimento social.


Valores: Os princípios a seguir expressam, de maneira inequívoca, a direção a ser seguida por todos os segmentos do UNISE – Responsabilidade social, Otimismo, Ousadia, Compromisso e Parceria.



Quais os aspectos avaliados nas avaliações institucionais?


Para a avaliação alcançar todas as dimensões orientadas pela lei do SINAES, organizamos as perguntas conforme 5 eixos:


• Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: contempla a dimensão 8 (Planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da Autoavaliação Institucional) do Sinaes.


• Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional: contempla as dimensões 1 (Missão e PDI) e 3 (Responsabilidade Social da Instituição) do Sinaes.


• Eixo 3 – Políticas Acadêmicas: contempla as dimensões 2 (Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão), 4 (Comunicação com a Sociedade) e 9 (Políticas de Atendimento aos Discentes) do Sinaes.


• Eixo 4 – Políticas de Gestão: contempla as dimensões 5 (Políticas de Pessoal), 6 (Organização e Gestão da Instituição) e 10 (Sustentabilidade Financeira) do Sinaes.


• Eixo 5 – Infraestrutura Física: contempla a dimensão 7 (infraestrutura) do Sinaes.



Como é feita a análise dos resultados?


Inicialmente fazemos a análise quantitativa da participação na Autoavaliação. Em seguida, temos acesso a alguns relatórios possíveis para análise, através do sistema: avaliação por avaliado docente; avaliação por aspecto geral; avaliação por pergunta.


Para o Relatório anual optamos por utilizar a Análise SWOT, que permite destacar: fraquezas (0 a 2), ameaças (3 a 5), oportunidades (6 a 8) e forças (9 a 10) da instituição.


Nos últimos anos temos alcançado uma média que se enquadra em oportunidades e forças.


Como tenho acesso aos resultados?


Encontre o mural mais próximo de você na UNISE presencial ou acesse nossas publicações periódicas, sempre após os períodos de avaliação.



Quais as ações da CPA para melhorias na UNISE?


Algumas ações da CPA foram:


• Formações docentes e semanas pedagógicas conforme necessidades levantadas pelos docentes;


• Propostas de ações na comunidade conforme levantamento de necessidades sociais (pelo contato com diferentes campos de estágio e parcerias da IES);


• Melhoria constante na infraestrutura, recursos e materiais, conforme apontado como necessidade pelos discentes, docentes e técnicos-administrativos.



Aproveitamos para informar que estamos em período de avaliação institucional de 01 a 16 de novembro de 2024, contamos com sua participação no Portal.


Atenciosamente, CPA – Comissão Própria de Avaliação


Atual gestão:

Coordenação – Prof. Mariana Laís Batista

Representante corpo Téc-adm – Muller Ferreira dos Santos

Representantes corpo docente – Prof. André Ricardo Kozinski; Prof. Angela Maria Fernandes Pimenta

Representantes corpo discente – Camila F da Silva Milani; Josiane Stelita Rodrigues

Representante comunidade externa – Sandra Mara B. Campese (diretora Escola Municipal Reino da Loucinha)

Data de publicação: 04/11/2024

VOLTAR

X

POLÍTICA DE COOKIES

O presente termo tem por finalidade esclarecer regras para utilização de dados que incluem mecanismo de acesso, reprodução, arquivamento, processamento, armazenamento, recepção, classificação, utilização, coleta dos dados dos usuários, além do registro das atividades do usuário dentro do domínio.

Com a aceitação dos termos da Política de Privacidade de nosso site o usuario/visitante, por meio do botão ACEITO, concorda com as disposições estabelecidas.

Armazenamos os dados dos usuários que nos são fornecidos, direta ou indiretamente, durante a utilização de nosso site e aplicativos por meio e cookies, tecnologia que pode perceber e receber informações do usuário com intuito de otimizar sua experiencia em nosso site.

Os dados que poderão ser armazenados são: links e botões clicados, paginas visitadas, endereço IP, informações a respeito do navegador, sistema operacional do dispositivo, resolução da tela, gênero, não se limitando a estes, bem como os dados fornecidos por meio de preenchimento formulários.

Não nos responsabilizamos pela veracidade ou imprecisão dos dados fornecidos pelo usuário. Nosso site utiliza cookies e demais identificadores anônimos para otimização da navegação, segurança e análise de publicidade.

O termo de vigência durante a sessão e também permanentes, cujos dados podem ser utilizados no intuito de lembrar informações de contato no formulário do site para facilitar o seu preenchimento.

Os dados dos usuários poderão ser utilizados com as finalidades de identificação, manutenção de cadastro atualizado para fins de contatos por mensagens e newslatter (com autorização dos usuários) (e-mail, aplicativos e redes sociais), realização de estatísticas e estudos destinados a análise de comportamentos de forma anônima, promoção de conteúdos, anúncios de produtos e/ou serviços.

A utilização dos dados e de sua base são realizados nos limites e destinação das atividades do titular do site, não são repassados ou compartilhados com terceiros.

O usuário concorda que o titular do site poderá utilizar os dados que lhe forem confiados durante a navegação de como forma a otimizar seus serviços com o compromisso de que os dados somente serão acessados pelo titular do site e dos profissionais devidamente autorizados com a finalidade e propósito do site.

Os dados serão armazenados em local seguro, em servidor próprio ou de terceiros, dentro do período de vigência da concordância, sendo que, fica o usuário ciente que nenhum sistema de segurança é inviolável, ficando isento o titular do site de possíveis danos ou prejuízos decorrentes de atuação de terceiros ou vírus, salvo nos casos de dolo do titular do site.

Em caso de denúncias e dúvidas o usuário poderá entrar em contato com as informações presentes no site.

Atualizado em 29 de julho de 2021.

Nosso site armazena estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao navegar você concorda com a política de privacidade. Continuar