NOVEMBRO AZUL - CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM
O mês de novembro é conhecido por muitas pessoas como o Novembro Azul, um mês de conscientização sobre a saúde do homem. Essa campanha tem como objetivo principal chamar a atenção para a importância de cuidar da saúde masculina.
A campanha Novembro Azul foi criada na Austrália em 2003 por um grupo de amigos que queriam homenagear um amigo que havia sido diagnosticado com câncer de próstata. Resolveram criar um evento e arrecadar fundos para apoiar a pesquisa sobre a doença e conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde.
O símbolo do Novembro Azul é o bigode azul e foi escolhido porque é um símbolo de fácil reconhecimento e que pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou gênero. O bigode também é um símbolo da masculinidade, o que ajuda a chamar a atenção para a saúde do homem.
O Câncer de Próstata é o foco do Novembro Azul, um dos principais problemas de saúde que afeta os homens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, após o câncer de pele.
O câncer de próstata ocorre quando células anormais se desenvolvem na próstata, um órgão localizado abaixo da bexiga que ajuda a controlar a urina. Se não for tratado, o câncer pode se espalhar para outras partes do corpo e causar problemas graves.
A boa notícia é que o câncer de próstata pode ser tratado com sucesso se for detectado precocemente. Por isso, é fundamental que os homens façam exames regulares para detectar a doença e possam acessar tratamentos satisfatórios. Manter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, fazer exercícios físicos regularmente e cuidar da saúde mental também ajudam no combate ao câncer de próstata evitando consequências graves.
Os profissionais em formação na área de Saúde na UNISE, especialmente nos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Técnico em Enfermagem e em Radiologia, realizam formações e participam dessa campanha anual, objetivando a sensibilização dos homens para os cuidados e prevenção.
Data de publicação: 12/11/2024
VOLTAR